Como usar as redes sociais para divulgar o seu negócio

A época em que focar apenas em publicidade offline era o suficiente já é passado. Hoje, qualquer negócio, seja físico ou digital, precisa marcar presença nas redes sociais.

Digo mais: presença digital é tudo!

Pensa comigo: hoje em dia, são milhões de pessoas conectadas. Segundo o IBGE, mais de 170 milhões de brasileiros possuem acesso à internet! E, se os seus clientes estão lá, por que você não estaria? É uma conta tão simples quanto 1 + 1. E saber se posicionar nas redes sociais fará sim a diferença para o seu negócio.

As redes sociais possuem outras facilidades e benefícios para o seu negócio, como ter uma comunicação muito mais rápida, íntima e direta com o seu público. Diferente de apenas ter a sua loja física, em que as pessoas precisam ir até um ponto para conferir seu produto, nas redes sociais você não tem limites.

Estamos falando de divulgar seus produtos e serviços para mais pessoas, pelo Brasil todo. Consegue perceber o quanto isso é poderoso? Estamos falando de zero limitações geográficas para vender. O que significa poder alcançar clientes do mundo todo e levar para todos os lugares do Brasil o conceito da sua marca. E aí, você quer ou não quer isso para o seu negócio? Se a resposta for sim, invista nas redes sociais.

Qual a melhor rede social para o seu negócio?

Eu recebo muitas dúvidas, principalmente de quem está começando e ainda conhecendo o Marketing Digital, sobre quais estratégias e redes sociais utilizar para o seu negócio.

É normal, até porque nem todo mundo sabe como vender pelas redes sociais, sequer por onde começar.

A verdade é que não existe uma resposta pronta para isso. E qualquer pessoa que te afirme com segurança qual a rede social mais lucrativa para o seu negócio, sem uma análise prévia, não terá certeza do que está dizendo.

Porque a questão aqui é que tudo gira em torno de conhecer a sua audiência e saber como e por onde ela se comunica. Se ela está em determinada rede social, você não tem motivos para não estar lá também.

De qualquer forma, se você quer saber como vender mais pelas redes sociais, vou elencar aqui algumas opções que eu acho super interessantes para o seu negócio online.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social onde grande parte das pessoas buscam inspirações e se planejam para eventos futuros. Por este motivo, é uma porta de entrada interessante para que potenciais clientes encontrem sua loja e produtos.

Com foco em imagens, essa rede social é uma espécie de “vitrine para sua loja”, principalmente se você atua nos segmentos de moda e decoração. No Pinterest você consegue divulgar seus produtos para nichos específicos e para pessoas que realmente procuram o que você vende.

Instagram

O queridinho dos famosos, dos influenciadores… e dos empreendedores!

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil (mais de 98 milhões de usuários) e no mundo!

Começou como uma rede social mais pessoal, mas a proposta do Instagram está cada vez mais voltada para empreendedores e negócios, principalmente com funcionalidades como o Instagram Shopping, por exemplo.

Além dos milhões de acessos diários e de funcionar também como uma vitrine para a sua loja, o Instagram é um espaço para você alcançar mais clientes e transmitir a mensagem que deseja passar com a sua loja, para o público ideal que você quer alcançar.

Funcionalidades do Instagram que podem te ajudar a vender mais: posts em formato de carrossel, direct messages, stories, Reels e transmissões ao vivo.

Facebook

O Facebook, assim como o Instagram, é uma das redes sociais mais utilizadas por negócios e marcas.

Entre suas funcionalidades, a plataforma também busca facilitar o processo de compra para os usuários – e venda para os lojistas. Além de tornar a interação muito simples.

Com a facilidade de comprar dentro do próprio Facebook, criar grupos e tirar dúvidas diretamente pelo Chat, tudo em um só lugar, a rede social pode sim ser muito interessante para o seu negócio.

A chave do sucesso, para qualquer rede social que você for utilizar, é saber extrair o melhor dela e pensar em ações estratégicas. 

Funcionalidades que podem te ajudar a vender mais no Facebook: Facebook Messenger, Grupos, Página do seu Negócio, Marketplace, entre outros.

WhatsApp

Sim, o WhatsApp também é uma rede social e, inclusive, muito poderosa para vendas.

Uma funcionalidade bastante utilizada que demonstra o quanto a plataforma de mensagens está se aprofundando no estilo e-commerce é o Catálogo de Produtos do WhatsApp Business.

Mas também há outras funcionalidades que podem te ajudar a vender mais no WhatsApp, como: as listas de transmissões, grupos e o WhatsApp status e até mesmo a função WhatsApp Pay.

Para ter uma ideia da força do WhatsApp, dados da MMA Mobile Report (2022) apontou a rede como o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Não só para se divertir e jogar conversa fora, mas para fechar negócios.

E, tendo uma abordagem interessante, estratégica e atrativa e personalizada, você pode ter um ótimo retorno em vendas na plataforma.

Youtube

Outra dica para você que quer vender pelas redes sociais e ter resultados expressivos, é utilizar o poder do Youtube.

Estamos falando da maior rede social de compartilhamento de vídeos na Internet – e um dos sites mais acessados do mundo.

De acordo com dados da Media Button, 85% dos internautas tendem a comprar após assistir a um vídeo do produto.

Ou seja, tudo isso mostra que o Youtube é sim poderoso para quem deseja vender pelas redes sociais e ter um negócio online de sucesso.

Além disso, estar no Youtube aumenta as suas chances de ser encontrado no Google, ajuda a trabalhar a sua influência, sua imagem e o seu posicionamento.

São muitos benefícios para aqueles que se dedicam para gravar vídeos e compartilhar conteúdo de valor na plataforma.

Depois de falar tudo isso, quer saber qual a minha orientação para você?

Esteja onde o seu público está!

E como você vai saber isso? Simples: pesquisando! Colocando a mão na massa.

Como vender pelas redes sociais

Se você chegou até aqui, acredito que está pronto para colocar a mão na massa e saber, de fato, como vender pelas redes sociais de maneira estratégica e altamente lucrativa. E para isso, eu separei algumas ações para serem colocadas em prática para extrair o melhor resultado das redes sociais.

Produza conteúdos de qualidade

Procure mostrar nos seus conteúdos, a mesma qualidade e excelência dos seus produtos e serviços.

Nada de postar só por postar! Foque em compartilhar conteúdo de qualidade, atrativo e que conecte com a sua audiência, despertando o desejo de compra.

Não importa em qual rede social você esteja conectado, um bom conteúdo deve sempre ser uma das suas principais prioridades.

Diversifique seu conteúdo

Além de produzir um conteúdo de qualidade, também é interessante que você diversifique seus tipos de conteúdo e aposte em formatos diferentes.

Se você quer vender pelas redes sociais, precisa saber que de nada adianta apenas “fazer mais do mesmo”.

Estar nas redes sociais exige que você encontre formas de se reinventar e chamar a atenção da sua audiência, para se diferenciar da concorrência e captar a atenção de mais clientes em potencial.

Além disso, é importante pensar que você lidará com diferentes tipos de pessoas: pessoas que gostam de ler mais (textos mais longos), que gostam de ler menos (textos mais curtos), que preferem vídeo, áudio, animações etc.

Por isso, a diversificação de conteúdo é uma estratégia interessante.

Invista em imagens de qualidade

Como estamos falando desde o início, as redes sociais são verdadeiras vitrines da sua loja. Por isso, suas fotos precisam ser atrativas e chamar a atenção do público que você deseja atingir.

Então a dica para você é: tire fotos que vendem, valorize os detalhes dos seus produtos e demonstre aos seus clientes porque vale a pena escolher você.

Acredite: hoje em dia os hábitos de compra estão cada vez mais visuais. Ou seja, as suas fotos contam muito na hora de fechar vendas.

Tenha frequência de conteúdo

Quem deseja saber como vender mais pelas redes sociais, precisa estar ciente de uma coisa: é importante ter muita organização.

Não só isso.

Consistência também é a chave quando falamos de redes sociais. É um dos pilares para quem deseja ter um negócio de moda online de sucesso.

Minha dica é que você encontre a sua frequência ideal de postagens e crie um calendário editorial.

Além de te ajudar na organização, esse calendário também vai te impedir de ficar travada por conta do famoso “branco” ou “bloqueio criativo”, o que pode fazer com que você fique sem postagens por alguns dias.

Programe suas postagens

Não ter tempo para publicar todos os dias não é desculpa para não ter publicações diárias nas suas redes. Como falamos, se você quer vender muito pelas redes sociais, precisa ter consistência.

Hoje em dia, há muitos aplicativos para programar postagens e você só precisa encontrar aquele que mais se adeque às suas necessidades. O que eu mais indico é o próprio Estúdio de Criação da Meta, ferramenta nativa para agendamento de postagens tanto no Instagram quanto no Facebook.

Utilize a linguagem certa

Estar em mais de uma rede social, exige de você o entendimento de como se portar e se comunicar em cada uma delas.

O Instagram, por exemplo, geralmente está ligado a textos e frases mais curtas. É preciso impactar e chamar a atenção do cliente já nas primeiras palavras, não é possível colocar links nas legendas das postagens, entre outras coisas.

E todas essas particularidades também existem em outras plataformas, cada uma do seu jeito. Por este motivo, você precisará estudar a melhor maneira de se comunicar e usar a linguagem certa para cada rede.

Acredite: a sua comunicação faz toda a diferença!

Agora me conta, você gostou desse conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e no WhatsApp, com aqueles amigos que estão precisando de algumas orientações para vender pelas redes sociais e alavancarem as receitas dos seus negócios.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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