Como transformar clientes em fãs da sua marca, por Mago do Ecommerce

O relacionamento com o cliente é a chave para fidelizar e construir uma base sólida de consumidores e fãs. Atualmente, com uma ampla gama de canais de comunicação, marketing e vendas, é possível traçar estratégias para atingir e solidificar um público segmentado.

As redes sociais, como o próprio nome já diz, é uma rede para socializar, e é um excelente canal para conectar a marca aos usuários. Nos canais sociais, o ideal é falar sobre os valores, missões e princípios da marca. Conte como funciona o por trás das câmeras e mostre a equipe! Pessoas conectam-se com pessoas.

O que gera interesse pros seus clientes:

  • Compartilhar o que a empresa está realizando, os próximos lançamentos, spoilers. Isso gera curiosidade e engajamento ao consumidor;
  • A realidade por trás das telas, afinal como é o dia a dia da equipe, aproximando a audiência da marca;
  • Mostre o passo a passo, da produção de um produto;
  • Seja transparente, dívida com o cliente como é feito o embalo das encomendas,
  • desde a separação até a entrega para a transportadora.

Além de gerar uma proximidade com o público, a marca traz mais credibilidade e confiança, gerando uma via direta até o e-commerce.

Ainda falando sobre redes sociais, aproveite as ferramentas que estão a disposição, socialize com o público, faça caixinhas de perguntas, entenda do que sua audiência gosta, faça enquetes e lives explicando sobre os produtos da loja.

O CRM é um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Dentre os principais canais para esse objetivo, podemos citar WhatsApp, E-mail, SMS e Push.

Seja menos robótico, evite o uso de mensagens automáticas, humanize a sua marca e desenvolva um atendimento consultivo. Não fale só sobre o produto, trabalhe de uma forma imersiva no universo da marca.

Busque sempre inovar, mantenha uma relação com o público e sustente-a, entre em contato, entenda o que ele está precisando, seja ativo, não somente em datas comemorativas. Faça com que o consumidor sinta-se único.

Lembrando que o pós-compra é essencial para a fidelização do cliente, use a criatividade para que ele tenha a melhor experiência. Surpreenda-o e entregue além do esperado, isso vai tornar a experiência inesquecível.

O que pode ser usado como diferencial para o seu negócio:

  • Cupom de próxima compra;
  • Mensagem personalizada e inspiradora;
  • Agradecimento pela preferência;
  • Brindes;
  • Mensagens e descontos de aniversário.

Não esqueça de compartilhar os Feedbacks dos seus clientes! Reposte quando marcarem a sua loja.

Seja verdadeiro com o público, alinhe expectativas, compartilhe o produto de forma humanizada. Foque nos objetivos e sua loja vai se sobressair, saiba sempre qual o público-alvo que você quer atingir.

A régua de relacionamento fortalece a fidelização do cliente, trabalha a indicação orgânica e potencial de recompra. Os grandes players estão investindo grandes energias e estratégias nessa aproximação, uma vez que fortalecem a marca como um todo e agrega muito para posicionamento da marca no mercado.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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