A amizade é uma conexão especial, e na Loja Integrada, gostamos de pensar em todos os nossos lojistas como amigos em primeiro lugar — é por isso que nos dedicamos tanto a ajudar você a ter um e-commerce de sucesso. Mas como transformar clientes em amigos?
Você sabe por que essa mudança de perspectiva é tão importante para o crescimento do seu negócio? Quer saber mais? Continue lendo!
O mundo do marketing passou por grandes mudanças nas últimas décadas. Se antes a televisão era o principal meio de publicidade para o público, hoje a internet mudou tudo isso.
A entrada da geração dos millennials no mercado consumidor sacudiu bastante as coisas. Os millennials cresceram acostumados com a internet e por isso são muito mais exigentes na hora de fazer uma compra.
Eles pesquisam e se informam antes de tomar uma decisão de compra. E se tiverem uma experiência de compra ruim, sabem que podem procurar outros fornecedores por aí. Além disso, eles costumam expressar suas opiniões e demandar seus direitos.
É por isso que o marketing digital surgiu. Ele impulsiona seu e-commerce nos mecanismos de pesquisa e permite que seja útil aos consumidores, conquistando a confiança necessária para que eles comprem da sua loja.
No entanto, os últimos anos vêm mostrando algumas mudanças no comportamento do consumidor. Uma nova geração está chegando ao mercado: a geração Z, ou gen Z.
Mais ainda do que os millennials, a gen z desconfia da publicidade tradicional e confia muito mais no que seus amigos e conhecidos têm a dizer sobre uma marca.
Por isso, a importância de ser você esse amigo ou amiga — isso significa que o consumidor confia no que você oferece, nos seus valores e nos posicionamentos do negócio. Em outras palavras, eles estarão muito mais propensos a comprar do seu e-commerce quando se sentirem próximos de você e da sua marca.
Existem algumas estratégias para transformar seus clientes em amigos. Veja abaixo algumas ideias:
O melhor lugar para começar uma amizade com seus clientes é nas redes sociais. Para isso, você deve ir muito além de fazer posts e responder aos comentários como uma máquina, mas deve transmitir o verdadeiro toque humano nas suas interações.
Então, mostre aos consumidores que, por trás das respostas na página da sua empresa, existe uma pessoa (ou várias). Os consumidores de hoje estão muito mais propensos a fechar negócios com uma pessoa do que com uma empresa que não possui rosto.
Outra ideia é dar aquela caprichada na sua página de “Sobre a empresa” ou “Quem somos”! Isso vale tanto para o site da sua loja quanto para um espaço dedicado a esse conteúdo nas redes, como um Destaque dos Stories do Instagram, por exemplo, com fotos e vídeos sobre a equipe da empresa.
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Até recentemente, o marketing lutava para criar um perfil único que representasse todos os clientes de uma marca. Agora, estamos no caminho contrário: as marcas estão entendendo que cada consumidor é único, e eles querem ser tratados de acordo com as suas particularidades.
Por isso, seja flexível. Personalize seu atendimento e mostre que você sabe quem são os clientes, do que eles gostam — e do que não gostam. Isso também ajudará a fazer ofertas segmentadas e personalizadas, que podem ser muito mais assertivas do que enviar descontos genéricos.
É preciso mostrar que, diferentemente das marcas que parecem não ligar para o pequeno consumidor, você se importa com todos os seus clientes. Portanto, seja útil e resolva as principais dores que seu consumidor possa ter.
Esse ponto também envolve um conhecimento detalhado dos gostos, necessidades e problemas do cliente. Sendo assim, você pode usar essas informações para criar um conteúdo mais educativo e menos publicitário nas suas redes, mostrando que você realmente se importa com quem acompanha a loja ou tem interesse na sua área de atuação.
Todo mundo quer ser bem atendido. E, como falamos, quando o consumidor não recebe o nível de atendimento esperado, ele pode facilmente virar as costas e procurar o produto em outro lugar.
Invista na sua operação de forma a colocar o cliente no centro dela. Ofereça uma excelente experiência, não tenha problemas em admitir erros e pedir desculpas.
Mais do que a experiência perfeita e sem erros, os consumidores querem comprar de alguém que está disposto a fazer o melhor por eles, mesmo que tenha cometido algum deslize pelo caminho.
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A amizade é uma conexão especial, e na Loja Integrada, gostamos de pensar em todos os nossos lojistas como amigos em primeiro lugar — é por isso que nos dedicamos tanto a ajudar você a ter um e-commerce de sucesso.
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