Como escolher o público certo para o seu negócio?

Escolher o público certo para seu negócio, seja ele digital ou físico, é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Isso porque não adianta alocar verba para mídia, se você está investindo no público errado. É como indicar produtos de origem animal para vegetarianos.

Entender seu público é fundamental para poder vender bem, criar campanhas direcionadas e entender como seu público fala e gosta de receber a comunicação, para que as vendas sejam melhor planejadas e criadas com objetivos.

Não apenas pensando em campanhas, mas já entender o básico do seu público no planejamento geral do e-commerce é fundamental para entender o estilo do site, navegabilidade e até mesmo buscar formas de pagamentos mais atrativas.

Então, como escolher o público certo para o seu negócio e como isso pode afetar diretamente as vendas e desempenho do negócio?

Quem é a persona do seu negócio?

A persona do seu negócio é a cara da sua loja. Não precisa necessariamente ser uma celebridade ou famoso que vá ser contratado, mas sim, uma inspiração, a “cara da empresa”.

Ao definir a persona do seu negócio, é interessante pensar em quem esta “cara da empresa” se comunica com. São com as classes ABC ou CDE? Qual o estilo dessa figura? É a mensagem que a empresa visa transmitir?

Como definir a persona do negócio?

Primeiro de tudo é entender qual produto você está vendendo e para quem pretende vender.

É preciso entender quem são as pessoas que a marca quer atingir, analisar a classe social que o preço do produto mira e entender os valores da marca.

O valor de venda dos seus produtos vai dizer bastante sobre a classe social para quem seu e-commerce vai vender.

As classes mais altas como A e B, tendem a gostar de coisas de estilo mais clean, cores frias que tragam um ar de modernidade.

Classes C e D tendem a se interessar por cores quentes e vivas.

Ou seja, vender um sapato, por exemplo, a um preço de R$150,00 ou maior significa que a classe social que vai tender a comprar seus produtos são as classes A e B, por isso os produtos precisam seguir a linha mais clean e na moda, que atendam os gostos desse público.

Além disso, é preciso, também, pensar em quais situações seu produto pode encaixar na vida do consumidor.

Persona X Público – Alvo

Persona não é a mesma coisa que público-alvo.

O público-alvo é para quem seu e-commerce vai, ou pretende, vender os produtos. Aqui sim são as pessoas para quais o direcionamento precisa ser feito. Com o estudo de persona este processo fica mais completo, uma vez que é possível afunilar as campanhas e projetos.

Vender online é sobre recomendar o produto certo, no momento certo e para a pessoa certa. E esse é o papel das campanhas: fazer testes, encontrar quem se interessa e oferecer produtos certos no momento certo.

Aqui sim são os consumidores que você visa atingir, enquanto na persona são as pessoas “personalidade” do seu negócio.

Como escolher o público para seu negócio?

A escolha do público varia muito com a proposta do seu negócio.

Se são produtos de maior valor, se são necessidades ou simplesmente desejos de compra. Escolher o público para seu negócio é entender quem poderia comprar e porque gostariam de ter este produto.

Como mencionei no começo do artigo, de pouco adianta oferecer produtos de origem animal à pessoas veganas.

Pois dessa forma há apenas o desperdício de investimento em mídia e a taxa de abandono de carrinho fica demasiadamente alta. Entender seu público é fundamental para criação de estratégias não apenas de comunicação, mas visual também.

Faça um estudo de público do seu negócio ou comece com pequenos testes. E-commerce é sobre testar o que pode dar certo.

E fique atento às tendências que estão em constante mudança.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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