Entenda tudo sobre a importância de contar com bons fornecedores para dropshipping e como encontrá-los por meio das dicas da Loja Integrada!

Por mais que o dropshipping seja um modelo de negócio vantajoso, existem etapas em que é necessário ter o devido cuidado, como, por exemplo, na escolha de fornecedores para dropshipping. Caso contrário, todo o seu desenvolvimento pode ser comprometido.

Desde o início da pandemia e toda a transformação digital que aconteceu, o comércio eletrônico nunca mais foi o mesmo. Em 2021, por exemplo, o Brasil chegou a incrível marca de 161 bilhões de faturamento com o mercado, conforme um levantamento da Neotrust.

E o dropshipping é um dos protagonistas dessa enorme expansão do ecommerce. Sobretudo, participando do crescimento de pequenas empresas, oferecendo vantagens, como:

  • baixo investimento inicial;
  • sem necessidade de estoque;
  • facilidade na operação.

Trata-se de um modelo de negócio ímpar e cada vez mais popular entre os empreendedores. Só que, engana-se quem pensa que não há desafios para fazer o dropshipping funcionar.

A procura por fornecedores para dropshipping, por exemplo, definitivamente não é uma tarefa nada fácil. Ainda mais porque, além de serem responsáveis pelo fornecimento das mercadorias, neste caso, eles também fazem o envio para o consumidor final. Sendo fundamentais para o funcionamento da loja virtual.

Logo abaixo, você vai entender melhor a importância de contar com fornecedores confiáveis para o dropshipping. Assim como, o caminho para encontrar os melhores.

Vem com a gente!

O que são fornecedores para dropshipping?

Fornecedores para dropshipping nada mais são do que aqueles que fornecem mercadorias, cuidam da parte logística e enviam encomendas aos consumidores finais da loja virtual.

Neste modelo de negócio, você não precisa de estoque justamente por isso. É o fornecedor que fica responsável por todo o processo de entrega dos produtos, quando surgem pedidos.

Não à toa, empreendedores que trabalham com dropshipping buscam os melhores itens à venda disponíveis no mercado. Uma vez que, não há preocupações em relação a essa etapa.

Eles cuidam essencialmente da divulgação das mercadorias no processo de vendas. Ou seja, criam a ponte de conexão entre fornecedores e potenciais clientes, usando uma ou mais plataformas digitais para fazê-lo. Sem dores de cabeça para levar os produtos vendidos para os consumidores.

Escolher fornecedores para dropshipping, porém, é um desafio e tanto. E a importância dessa etapa vai para além da facilidade logística que o modelo de negócio proporciona a você.

Porque você precisa selecionar fornecedores confiáveis?

Na verdade, a escolha dos fornecedores para dropshipping é uma das decisões mais importantes a serem tomadas para colocar seu negócio nos trilhos do sucesso. Os motivos? Dentre os principais, destacamos:

Satisfação dos clientes

Fornecedores que demoram para enviar os produtos ou com um histórico de atraso em entregas, afetam diretamente a satisfação dos clientes com a sua loja.

Acredite: ninguém gosta de esperar por muito tempo algo que adquiriu. Ainda mais quando o período de espera não é o que foi combinado no fechamento da compra de determinado item.

Com isso, a falta de compromisso de fornecedores para dropshipping pode ser uma verdadeira pedra no sapato no desenvolvimento do seu negócio, deixando consumidores insatisfeitos com a experiência de compra.

E ainda, pode acontecer um efeito cascata na sua loja virtual: um cliente insatisfeito pode alertar outros consumidores sobre o atraso na entrega, por exemplo, impedindo-os assim de comprar algum produto de você.

Evitar fraudes

Embora o ecommerce seja um mercado em alta, pois cresceu muito desde 2020, nem tudo é um mar de rosas. Juntamente com essa expansão, cibercriminosos começaram a praticar golpes digitais com mais frequência, lesando uma série de negócios online.

Um dos métodos dos golpistas para cometer ações fraudulentas é justamente se passar por fornecedores para dropshipping. Eles tem o intuito de atingir o público iniciante do empreendedorismo, o qual ainda não tem preparo para lidar previamente com essa situação. Logo, quem está começando no dropshipping é uma vítima perfeita.

Para evitar fraudes ou um péssimo serviço, não há outro caminho a não ser aprender a achar bons fornecedores para dropshipping. Por isso, listamos 5 dicas para te ajudar a filtrá-los e encontrar os melhores possíveis. Dá uma olhadinha!

5 dicas para encontrar bons fornecedores para dropshipping

Antes de mais nada, vale dizer que os próximos tópicos de dicas devem ser adaptados para o tipo de dropshipping que você escolheu fazer, isto é, dropshipping nacional ou internacional.

Existem diferenças entre ambos, como, por exemplo, a variedade de fornecedores que você vai encontrar em cada opção. Por isso, é necessário pensar em como aplicar nossas dicas da melhor maneira.

1. Faça uma vasta pesquisa

O primeiro passo para encontrar bons fornecedores para dropshipping é realizar uma vasta pesquisa nas plataformas digitais. Pode ser pelos mecanismos de busca, fóruns ou grupos nas redes sociais, não importa.

O objetivo é reunir o máximo de nomes possíveis de fornecedores no seu campo de atuação, formando uma lista que, mais à frente, será analisada de forma cuidadosa por você.

2. Acompanhe o conteúdo dos fornecedores

Formada a lista, você deve buscar por informações relacionadas a cada um dos nomes de fornecedores para dropshipping presentes nela. Hoje em dia, é comum que os fornecedores se posicionem nas redes sociais, por exemplo, usando técnicas de marketing de conteúdo.

Então, pode ser interessante acompanhar por um tempo suas publicações.

3. Observe o processo logístico e a relação custo-benefício

Ainda conhecendo melhor os fornecedores disponíveis, procure por avaliações sobre o seu trabalho. Os feedbacks vão te ajudar a observar o processo logístico, a qualidade dos produtos, a relação custo-benefício e muito mais.

Afinal de contas, ninguém melhor do que alguém que já trabalhou com determinado fornecedor, pode dizer positiva ou negativamente a respeito do serviço prestado, né?

4. Entre em contato com os melhores

Por último, mas não menos importante, nossa dica é: entre em contato com os melhores fornecedores para dropshipping que encontrar. Na conversa, é possível perceber a experiência, conhecimento e qualidade das mercadorias do fornecedor.

Para isso, porém, você deve se preparar com antecedência para a call. Separe as perguntas certas que pode fazer, aquelas que vão dizer se realmente tal fornecedor corresponde às suas necessidades. Desse modo, vai aproveitar bem essa oportunidade.

No dropshipping internacional, por exemplo, você provavelmente vai ter dificuldades em fazer isso. Mas se esse for o caso, você pode usar os outros métodos para validar a confiabilidade dos fornecedores que mencionamos.

5. Peça amostras das mercadorias

Se nem a conversa com os fornecedores convenceu você, uma boa alternativa é pedir amostras das mercadorias que eles oferecem. Se possível, compre um pacote reduzido de produtos.

Dessa forma, você pode analisar com mais precisão a qualidade de cada item, se o custo-benefício realmente vale a pena, como foi o processo de entrega, dentre outros aspectos.

Conclusão

Por fim, com essas dicas sobre como achar fornecedores para dropshipping, deixamos você na boca do gol para encontrar os melhores disponíveis no mercado, viu?

Talvez você até pense: “mas pra que todo esse esforço para decidir quais fornecedores para dropshipping vou contar?” Porém, acredite: todo o cuidado ainda é pouco com esse processo do negócio.

Como vimos, um erro na escolha pode gerar um efeito cascata destrutivo na sua loja virtual. Além disso, há vários criminosos praticando fraudes por aí, lesando empreendedores a todo momento.

Então, não dorme no ponto. Coloque em prática todos os ensinamentos da Loja Integrada para encontrar fornecedores para dropshipping qualificados e deixar seu negócio numa boa.

Gostou deste conteúdo? Veja também: porque começar uma loja virtual de relógios!

O post Como encontrar fornecedores para dropshipping? apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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