Com as constantes mudanças no cenário atual do mercado de vendas online, a necessidade do uso de outras estratégias tem se mostrado muito evidente. Anteriormente, era muito utilizado o método cascata para o desenvolvimento de softwares, fazendo com que houvesse lançamentos maiores e em grande espaço de tempo.
Atualmente, tornou-se necessária a renovação de alguns costumes antigos, como a implementação da metodologia ágil, fazendo que tenham peças menores de um projeto, com mais frequência e com o feedback de mercado mais assertivo.
Após o início da pandemia, o cenário de vendas online sofreu grandes mudanças e, consequentemente, quem trabalha por trás disso teve que se readaptar e procurar soluções que acompanhassem o crescimento desenfreado do e-commerce. Este que, no ano de 2021, obteve um crescimento de 26,9% se comparado ao ano anterior.
No que se diz respeito ao e-commerce, essa metodologia pode ajudar a solucionar problemas específicos, como usar variáveis para mensurar o uso de tecnologia e mídia interativa na estratégia da comunicação. E, por consequência, pode colaborar para que o setor de vendas tenha mais organização, foco e agilidade.
O ágil teve início nos desenvolvimentos de software e. posteriormente, foi notada a sua capacidade de mutação e adaptação. Além disso, a evolução dos projetos em que foi implementado difundiu-se no mercado e abrangeu outras áreas, trazendo resolução de problemas e agregando valor comercial.
A metodologia mais utilizada é o Scrum, que é um framework que visa a aumentar a velocidade dos desenvolvimentos e que tem o foco na cultura organizacional, aumentando o desempenho individual e melhorando a comunicação em todos os níveis de um projeto.
Ao contrário do método cascata, que é estático e imutável, o Scrum é caracterizado por ser dinâmico e flexível, sendo usado para fazer pequenas melhorias em projetos já existentes, ou até construir um projeto do início até sua conclusão.
A responsabilidade de cada sprint é criar um incremento que seja valioso e útil. Dentro disso, o time de Scrum, estruturado e organizado, trabalha em ritmo sustentável e é considerado autogerenciável, uma vez que as pessoas relacionadas trabalham em sinergia durante todo o curso do projeto, criando um ambiente de confiança e motivação.
Esse instrumento tem por objetivo principal a redução dos custos, tempo e feedbacks frequentes que incentivam a melhora contínua. Isso possibilita uma maior flexibilidade e adaptação durante todo o projeto. A verificação constante possibilita a minimização dos erros e o sucesso maior na entrega do produto final.
Apesar de o Scrum ser mais utilizado na criação de software, devido à sua característica de adaptação, ele torna-se uma excelente alternativa para desenvolver um e-commerce. Com isso, a chance de sucesso é muito maior.
Portanto, como a metodologia ágil permite uma participação ativa durante todo o processo, consequentemente a satisfação do cliente é garantida.
Leia também: Vantagens dos métodos ágeis para e-commerce
O post Como a metodologia ágil pode ajudar o seu e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…
Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…
No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…
Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…
A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…