Como a metodologia ágil pode ajudar o seu e-commerce

Com as constantes mudanças no cenário atual do mercado de vendas online, a necessidade do uso de outras estratégias tem se mostrado muito evidente. Anteriormente, era muito utilizado o método cascata para o desenvolvimento de softwares, fazendo com que houvesse lançamentos maiores e em grande espaço de tempo.

No e-commerce, a metodologia ágil soluciona problemas como usar variáveis para mensurar o uso de tecnologia.

Atualmente, tornou-se necessária a renovação de alguns costumes antigos, como a implementação da metodologia ágil, fazendo que tenham peças menores de um projeto, com mais frequência e com o feedback de mercado mais assertivo.

Após o início da pandemia, o cenário de vendas online sofreu grandes mudanças e, consequentemente, quem trabalha por trás disso teve que se readaptar e procurar soluções que acompanhassem o crescimento desenfreado do e-commerce. Este que, no ano de 2021, obteve um crescimento de 26,9% se comparado ao ano anterior.

Metodologia ágil no e-commerce

No que se diz respeito ao e-commerce, essa metodologia pode ajudar a solucionar problemas específicos, como usar variáveis para mensurar o uso de tecnologia e mídia interativa na estratégia da comunicação. E, por consequência, pode colaborar para que o setor de vendas tenha mais organização, foco e agilidade.

O ágil teve início nos desenvolvimentos de software e. posteriormente, foi notada a sua capacidade de mutação e adaptação. Além disso, a evolução dos projetos em que foi implementado difundiu-se no mercado e abrangeu outras áreas, trazendo resolução de problemas e agregando valor comercial.

Scrum

A metodologia mais utilizada é o Scrum, que é um framework que visa a aumentar a velocidade dos desenvolvimentos e que tem o foco na cultura organizacional, aumentando o desempenho individual e melhorando a comunicação em todos os níveis de um projeto.

Ao contrário do método cascata, que é estático e imutável, o Scrum é caracterizado por ser dinâmico e flexível, sendo usado para fazer pequenas melhorias em projetos já existentes, ou até construir um projeto do início até sua conclusão.

Diferenciais do Scrum

  • Adaptabilidade: acompanhamento diário dos projetos que são flexíveis e abertos à incorporação de mudanças durante o processo;
  • Transparência: todos os irradiadores de informações, como o guia Scrum e o trabalho consumido da sprint, são compartilhados, levando a um ambiente de trabalho livre;
  • Melhoria contínua: os entregáveis ​​são melhorados consecutivamente sprint por sprint através do processo de manutenção priorizado do produto pendente;
  • Entrega contínua de valor: processos interativos permitem a entrega contínua de valor, satisfazendo o cliente com entrega adiantada e valor agregado;
  • Ritmo sustentável: os processos Scrum são projetados de tal forma que personagens ou pessoas envolvidas podem trabalhar em um ritmo sustentável que, em teoria, pode ser continuado indefinidamente;
  • Entrega antecipada de alto valor: o processo de criação da lista de tarefas garante que os requisitos de maior valor do cliente venham em primeiro lugar;
  • Processo de desenvolvimento eficiente: tempo de boxe e minimização. O trabalho não essencial leva a níveis mais altos de eficiência;
  • Motivação: os processos de realização da daily diária e retrospectiva da sprint levam a níveis mais altos de motivação entre os funcionários;
  • Solução de problemas mais rápida: a colaboração e a colocação de equipes multifuncionais ajudam em uma resolução de problemas mais rapidamente;
  • Entregas ​​eficazes: o processo de criação do backlog do produto e as revisões periódicas após a criação das entregas garantem entregas eficazes para o cliente;
  • Centrado no cliente: enfatizar o valor do negócio e ter uma abordagem colaborativa com as partes interessadas garantem uma estrutura orientada para o cliente;
  • Responsabilidade coletiva: o processo de aprovar, estimar e se comprometer com as tarefas permite que os membros da equipe se sintam responsáveis ​​pelo projeto, resultando em melhor qualidade;
  • Alta velocidade: uma estrutura de colaboração que permite equipes multifuncionais possibilita que se atinja o potencial em alta velocidade;
  • Ambiente inovador: os processos e retrospectiva da sprint e a sprint review do projeto criam um ambiente de aprendizado e capacidade de adaptação que leva a um ambiente de trabalho inovador e criativo.

Vantagens de utilizar metodologia ágil no e-commerce

A responsabilidade de cada sprint é criar um incremento que seja valioso e útil. Dentro disso, o time de Scrum, estruturado e organizado, trabalha em ritmo sustentável e é considerado autogerenciável, uma vez que as pessoas relacionadas trabalham em sinergia durante todo o curso do projeto, criando um ambiente de confiança e motivação.

Esse instrumento tem por objetivo principal a redução dos custos, tempo e feedbacks frequentes que incentivam a melhora contínua. Isso possibilita uma maior flexibilidade e adaptação durante todo o projeto. A verificação constante possibilita a minimização dos erros e o sucesso maior na entrega do produto final.

Apesar de o Scrum ser mais utilizado na criação de software, devido à sua característica de adaptação, ele torna-se uma excelente alternativa para desenvolver um e-commerce. Com isso, a chance de sucesso é muito maior.

Portanto, como a metodologia ágil permite uma participação ativa durante todo o processo, consequentemente a satisfação do cliente é garantida.

Leia também: Vantagens dos métodos ágeis para e-commerce

O post Como a metodologia ágil pode ajudar o seu e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

Recent Posts

Como Fazer Automação de WhatsApp? Ferramentas e Dicas!

Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…

1 dia ago

Cultura Data Driven no E-commerce Para Diferenciação da Concorrência

Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…

2 dias ago

Data Driven no E-commerce: Como Usar Dados para Tomar Decisões Inteligentes?

No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…

3 dias ago

Como fazer remarketing automatizado na Black Friday: recupere vendas perdidas

Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…

3 dias ago

Inteligência de dados e automação para uma Black Friday sustentável e lucrativa

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…

3 dias ago