Se você é lojista de ecommerce, sabe que precisa ficar atento a todas as etapas que envolvem a comercialização dos seus produtos. Uma dessas etapas é a logística, na qual são feitos o gerenciamento, o controle e o armazenamento do fluxo de produtos.
A logística passa por recepcionar e conferir os produtos, estocá-los, enviá-los ao consumidor, rastrear e monitorar a entrega. No que diz respeito aos envios, planejar estrategicamente os fretes e prazos é indispensável para que o cliente tenha uma boa experiência com a entrega dos pedidos solicitados.
Ao falar especificamente sobre a entrega, fretes competitivos com preços e prazos atrativos para o consumidor impactam positivamente na experiência de compra do seu cliente.
Por isso, elaboramos um checklist para você ter processos completos de logística no seu ecommerce e, consequentemente, aumentar a sua taxa de conversão. Vamos lá!
Conte com transportadoras que tenham entrega em todo o país
Para poder vender para todo o Brasil, é essencial contar com transportadoras que sejam especializadas em algumas regiões específicas.
Dependendo do CEP de origem, o frete pode sair mais caro para estas áreas, o que faz o cliente desistir da compra. Com estas transportadoras, você consegue expandir o seu negócio para todas as regiões do país e conquista novos clientes.
Ofereça variedade de preços e prazos nos envios
É importante que o cliente possa ter autonomia e poder de escolha no que diz respeito à forma como a mercadoria vai chegar até ele, e isso varia muito de acordo com a prioridade de cada um.
Veja um exemplo: em pesquisa da State of Shipping Report 2021, foi levantado que 49% dos clientes escolhem o frete mais barato, 40% o frete grátis e 11% o frete mais rápido.
Ou seja, alguns clientes preferem pagar menos e receber o produto alguns dias depois, enquanto outros estão dispostos a pagar mais caro para ter uma entrega mais rápida, e ainda há os que preferem não desembolsar valor algum e acatam com o prazo estipulado.
Conclui-se que, a partir destes dados, cada consumidor elenca uma prioridade na escolha do envio, o que mostra a importância de oferecer modalidades diversas de fretes.
Tenha uma integração que centralize toda a gestão do frete, desde transportadoras até pagamento de etiquetas
Quando sua loja possui integração com uma plataforma cuja gestão de envios é centralizada, há um controle muito maior da logística.
É possível ter acesso a detalhes de todos os envios em um só lugar (transportadora escolhida, valor, prazo, código de rastreio, status do envio), fazer a cotação de fretes no checkout da loja ou em lote, importar os pedidos automaticamente dos seus múltiplos canais de venda e imprimir etiquetas de maneira simplificada.
Conte com pontos de postagem unificada
Enquanto lojista, você precisa despachar as suas mercadorias para que elas cheguem até o destino final. Esta tarefa do empreendedor parece simples, mas ela pode fazer com que ele gaste até 234 horas por ano somente em filas para postar produtos!
Logo, se você puder contar com pontos de postagem perto de você, sem filas, onde seja possível postar todos os pacotes (mesmo os de transportadoras diferentes), a sua rotina de postagens fica mais fácil, não é?
Pontos de postagem facilitam o dia a dia e ajudam na redução do tempo gasto com o despacho da mercadoria.
Quanto menos burocracia, melhor
Contrato, mensalidade, envios não segurados, volume mínimo de envio. Isso tudo pode complicar a rotina do empreendedor.
Certifique-se de que você tem um parceiro logístico que simplifique o dia a dia na sua loja e reduza as burocracias para facilitar suas vendas e prospecções.
É possível encontrar uma única alternativa para dar check em todos os itens da lista?
Sim! Para otimizar sua rotina de lojista, queremos que você conheça a Kangu, a plataforma de gestão de envios que é parceira da Loja Integrada e empresa do Mercado Livre.
A Kangu oferece diversas opções de frete de 10 das principais transportadoras do mercado e milhares de pontos de postagem em todos os estados do Brasil. Veja mais vantagens:
→ Cotações de fretes até 75% mais econômicas;
→ 90 vezes mais pontos de postagem na cidade de São Paulo que outras intermediadoras de fretes (um ponto a cada 1,5 km);
→ Gestão unificada de envios;
→ Sem contrato, mensalidade ou volume mínimo;
→ Política de trocas e devoluções facilitada;
→ Envios 100% segurados.
Assim fica fácil dar check em todos os itens da lista e descomplicar a sua rotina de envios, não é? E você pode simular toda a economia que você pode ter nos seus envios clicando aqui.
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Esse conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas da Kangu, plataforma online de logística pra sua loja virtual.
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