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8 dicas para vender mais pelo Facebook

Anunciar no Facebook pode ser muito lucrativo, afinal de contas é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos, essa visibilidade que a plataforma proporciona acaba trazendo uma exigência para se destacar em meio a tantos anúncios e chamar a atenção do público-alvo.

As ferramentas e recursos que o Facebook oferece voltados especialmente para empreendedores e empreendedoras, sabendo usar corretamente é meio caminho andado, porém trouxe outros truques que podem ajudar o seu desempenho do seu negócio para ir muito além do planejado.

Confira as dicas para vender mais no Facebook e fazer sua loja decolar.

1) Tenha conteúdo e estratégia alinhados

Saber exibir o seu produto em termos de conteúdo é muito importante, é necessário produzir fotos de qualidade e descrever o item com clareza, para atrair cliques no seu produto.

Por isso, aproveite os recursos do próprio Facebook para aumentar as suas conversões, como Gerenciador de Negócios, loja, página, marketplace, Gerenciador de Comércio, entre outros.

2) Faça uma página no Facebook

Ter uma página no Facebook é fundamental para sinalizar aos consumidores que o seu negócio é para valer. Além de conferir mais seriedade à empresa e ajudar a ganhar espaço na plataforma, ela permite a criação de anúncios patrocinados.

Ao criar uma página, você ganha acesso a ferramentas importantes para interagir com clientes, como criação de eventos – ideal para lançamento de produtos e promoções – e de loja, criando proximidade com o público e encurtando o caminho até a realização da venda.

3) Humanize o seu negócio

Fique de olho nos comentários dos usuários e nas mensagens enviadas no modo privado. Procure responder, solucionar dúvidas e problemas, mas não fique somente nisso.

Busque iniciar conversas com clientes, publique enquetes para entender melhor o que eles buscam e como está a popularidade da sua marca. E muita atenção para a maneira de se comunicar – evite entrar em discussões pois isso é muito prejudicial para a sua imagem e pode desvalorizar o seu negócio.

4) Crie uma loja no Facebook

O recurso de loja (também conhecido como página de vendas), cria proximidade com os consumidores e encurta o caminho até a conclusão da venda. Esta ferramenta permite exibir um catálogo, criar coleções e acompanhar o desempenho das suas vendas e produtos.

O legal da loja do Facebook é que ela pode ser conectada à sua conta comercial no Instagram e, portanto, utilizada nas duas redes sociais. A loja ajuda a aumentar o tráfego para seu site na Loja Integrada, ampliando o conhecimento sobre a sua marca.

5) Conheça seu público-alvo

Tão importante quanto saber o que você vai vender é saber para quem você vai vender. Faça um estudo para conseguir reunir o máximo de informações possíveis sobre o seu público-alvo. Esse perfil é essencial para elaborar uma mensagem mais precisa e saber que caminho seguir com o seu produto em termos de expectativas e inovações.

A lógica disso é simples: anunciar para pessoas com mais chances de comprar. Não adianta gastar o fôlego tentando vender para quem não tem nada a ver com a sua marca. Aliás, o Facebook tem uma ferramenta perfeita para segmentar anúncios a determinados públicos. E ela é o próximo item desta lista.

6) Use o Facebook Ads

Claro que muitos comerciantes, principalmente os que estão começando, não têm dinheiro sobrando para investir em certas estratégias. Mas assim que houver oportunidade, uma boa dica é aproveitar os benefícios dos Anúncios do Facebook (ou Facebook Ads).

A partir do impulsionamento de publicações mediante pagamento, é possível direcionar o seu anúncio para o público ideal, aquele que mais se identifica com a sua empresa. Também dá para criar campanhas específicas e monitorar o andamento de cada uma.

7) Acompanhe suas métricas

Já que o Facebook oferece relatórios para acompanhar os dados referentes à sua estratégia na plataforma, vamos tirar o máximo proveito dessas informações.

No começo vai parecer confuso, mas com o tempo você se acostuma com todos aqueles números – e vai ver como é interessante analisar a performance do seu negócio na rede social. Com as informações certas, você aprende a otimizar os seus anúncios e campanhas, aperfeiçoando estratégias e aplicando recursos de maneira mais inteligente.

8) Teste todos os canais de venda

Há mais de uma forma de se vender no Facebook, e saber qual é a mais eficaz para o seu negócio só é possível depois de testar todas elas. Analise as vantagens e desvantagens de cada uma e veja qual impacta mais as suas vendas.

Bônus Extra: Treinamento para divulgar sua loja nas redes sociais

As redes sociais é um excelente canal para divulgar sua marca, interagir com os clientes e também aumentar as vendas. Ter um perfil não é o mesmo de estar presente é necessário ter uma estratégia eficaz para alcançar resultados positivos.

Neste workshop promovido pela a Loja Integrada, você vai conferir dados do mercado, dicas para criar conteúdo e o que não deve ser feito nas redes sociais. Aperte o play e confira o treinamento na íntegra!

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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