7 Tendências de Tecnologia para o seu ecommerce

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, e vem se inserindo cada vez mais em nossas vidas. Por isso, nossos negócios precisam acompanhar o ritmo, então trouxemos alguns motivos de porque seu ecommerce deve investir mais em tecnologias. 

O mundo pós-pandemia acelerou muito o processo das vendas no digital, e grandes empresas, estão muito à frente do que imaginávamos para 2022, alguns avanços tecnológicos surgiram, muito antes do que estávamos esperando, mas eles vieram para o bem, e com certeza para facilitar ainda mais nossas vidas.

Um dos principais caminhos para o crescimento de um negócio é caminhar junto com a inovação, e nunca foi tão importante estar a par dos avanços no mundo digital.

Os avanços tecnológicos, são de curto, médio e longo prazo, com objetivo de achar soluções que otimizem a compra e a experiência do cliente, além de aumentar as taxas de conversão.

Quando falamos em tendências de tecnologia, no ecommerce, podemos imaginar vários cenários, que irão revolucionar os meios de fazermos compras.

Atualmente, os sistemas estão ganhando muita inteligência artificialAlexa e o Metaverso são dois exemplos. A seguir trouxemos 7 tendências, que vem ganhando força e estão se desenvolvendo no mercado.

1. Novos desafios de entrega no ecommerce

Dentro da logística, as entregas buscam ser cada vez mais rápidas, sendo um desafio para os empreendedores.

O comportamento dos consumidores mudou e os negócios estão buscando maneiras de acompanhar essas mudanças em tempo real.

Alguns aplicativos como Rappi e Ifood facilitaram este processo, uma vez que as compras feitas e entregues no mesmo dia se tornaram muito convenientes.  

Muitas empresas estão investindo em entregas por drones, para acelerar e simplificar esses processos, sem depender de trânsito, otimizando tempo e por incrível que pareça, não está tão distante de acontecer, mas é claro que nem sempre a entrega mais rápida será a melhor opção, algumas mercadorias vão precisar permanecer nas entregas convencionais, por enquanto.

2. Realidade Aumentada

Em alguns setores como no vestuário, já utiliza-se a realidade aumentada. O consumidor pode entrar em uma loja on-line, selecionar o produto, se direcionar a um espelho e visualizar pela tela do celular como ficará a peça de roupa em seu corpo, e a mesma tecnologia já está sendo empregada com calçados e óculos. Tudo para enriquecer a experiência do consumidor.

Além de lojas de vestuário, ecommerces de decoração e móveis, podem utilizar dessa tecnologia.

Às vezes estamos navegando pelo site e achamos um móvel lindo, mas não temos certeza se ele vai ficar bom no espaço que estamos pensando, não é mesmo?

Bem, agora isso não é mais um problema, enviar uma foto do local que deseja, e pronto, terá como visualizar o móvel no cômodo.

Aquela cor de tinta, que você não tem certeza se vai ficar bonito, esse problema não vai mais existir, muitas lojas também estão aderindo, para podermos ver como as cores que desejamos vão ficar no ambiente.

3. Pesquisas realizadas por fotografias

Através da fotografia de um produto, existe a tecnologia que reconhece e identifica  a imagem, e em questão de segundos, o consumidor vai poder encontrar informações e dados semelhantes ao produto da foto.

É uma maneira de simplificar a vida do usuário, que terá todas as informações que precisa para a realizar a compra.

Esse método de pesquisa, facilita a busca para encontrarmos um produto que desejamos, e ainda com a possibilidade de compararmos valores, visualizarmos modelos parecidos e poder ler as avaliações e comentários.

4. Análise de dados

Existem ferramentas que conseguem analisar dados, por meio das interações dos usuários com a plataforma que estão navegando.

Estes dados podem ser taxa de abandono, produtos que esse consumidor mais pesquisa, carrinho de compras e tráfego.

Os sistemas conseguem entender quais as necessidades de compra, comportamento e as características dos clientes. Esse sistema ajuda muito quando se trata da logística da empresa.

É possível cruzar dados mesmo antes de efetuar a compra, os sistemas entendem quais são as nossas necessidades.

5. Live ecommerce

Muitas lojas estão aderindo a lives, para ter mais interação com o público, e para disponibilizar uma jornada completa aos clientes.

Os apresentadores trazem o papel de um vendedor, é uma forma de fazer atendimento para muitos clientes ao mesmo tempo, mostrando os produtos e trazendo proximidade entre a marca e o consumidor, pois há uma interação, criando mais proximidade e confiança para os usuários.

O processo de vendas é mais dinâmico e gera bons resultados.

6. Pesquisa por comando de voz

Além da pesquisa de imagem, foram desenvolvidas pesquisas por comando de voz, essa tecnologia evoluiu depois de assistentes como a Alexa, Google Assistente e a Siri.

As buscas por voz são muito práticas, pois podemos realizar uma compra enquanto estamos fazendo outras atividades. Essa inovação veio para simplificar nossas vidas.

7. Metaverso e novas maneiras de realizar compras

Sem dúvidas, é uma das realidades mais impactantes, que vai proporcionar uma experiência tecnológica ao consumidor, diferente de tudo que ele já viu. As compras on-line, não serão mais as mesmas.

Imagina fazer uma compra, onde você está inserido em um ambiente virtual, e pode ver os produtos e se quiser até vestir uma peça de roupa de forma 100% online.

É uma realidade que parecia muito distante, mas já está se inserindo em nossas vidas. Que loucura né? O metaverso veio para modificar as formas de compras e interação entre os usuários.

´´Lembrem-se que as tecnologias prometem revolução, mas elas só serão importantes, se tiverem finalidade de uso, e forem funcionais, podendo resolver os problemas dos clientes´´

Bônus: Não podemos esquecer do atendimento humanizado, ok?

Mesmo que os consumidores, passem cada vez mais tempo imersos em telas, e nossas lojas estejam inseridas nas inovações tecnológicas, e os desenvolvimentos venham para melhorar os avanços do ecommerce, nós não podemos deixar de lado o mais importante, que é um atendimento humanizado, afinal não somos robôs, não é mesmo?

Por isso, é essencial que sua loja  permaneça dando a atenção devida aos seus clientes, e continue criando conexões reais.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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