5 estratégias para aumentar as vendas em sua loja virtual

Abrir uma loja virtual é algo muito fácil hoje em dia. São diversas soluções e informações disponíveis no mercado e na internet que ajudam nessa tarefa. Por conta disso, o grande desafio ao começar um e-commerce, é conseguir vender no meio de tanta concorrência para que o negócio cresça.

Apenas disponibilizar os produtos na internet não fará eles se venderem sozinhos. São necessárias estratégias que diferencie a sua empresa das demais, pois rapidamente qualquer pessoa consegue encontrar a mesma mercadoria que você vende, com preços e condições de frete diferentes.

Se você está se perguntando como aumentar as vendas no e-commerce da sua marca, nós temos algumas estratégias para te apresentar que podem ajudar a expandir os acessos da sua loja e conquistar mais clientes. 

Nesse artigo, vamos ajudar você com algumas estratégias que podem auxiliar seu e-commerce a crescer ainda mais.

1. Ofereça seus produtos em múltiplos canais

São diversas as opções para quem busca comercializar produtos na internet. É muito raro existir uma empresa com apenas um canal de vendas, por isso, uma estratégia de atuação variada é algo essencial para você aumentar sua participação.

Além de criar sua loja virtual utilizando uma plataforma de e-commerce como a Loja integrada, você pode vender também em marketplaces, que são uma espécie de shopping na internet focados na compra e venda de produtos e faz a ponte entre lojistas e clientes, como por exemplo Mercado Livre, Shopee ou Amazon.

Então, por mais que você já possua um e-commerce próprio, diversifique e disponibilize seus produtos através dos marketplaces. Esses sites possuem uma boa reputação e alta taxa de acessos, o que os torna uma boa porta de entrada para quem quer começar a vender online.

Existem ainda outras soluções no mercado, como por exemplo o olist store, que serve como uma ponte entre marca e público e ajuda a desburocratizar o processo com os marketplaces e acaba sendo mais uma opção de canal para ajudar a aumentar as vendas.

A quantidade de canais em que as vendas serão feitas vai depender do quanto você pode gerenciar, pois quanto mais opções, maior será o trabalho necessário para cuidar delas.

Marketplace ou Loja Virtual? Saiba como escolher o melhor para o seu negócio

2. Mantenha o preço sempre atualizado e realize promoções

Quem faz compras online dificilmente deixa de comparar os preços, portanto, é fundamental estar atento aos preços que o mercado pratica para conseguir manter seu produto atraente. 

É importante reforçar que, apesar do preço ser um dos fatores que mais é levado em consideração, outras soluções podem ser oferecidas ao cliente para tornar seu produto mais atrativo. Disponibilize o máximo de opções de pagamento para seus clientes e tente oferecer o frete mais competitivo possível.

Segundo a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box, 66% dos entrevistados afirmaram que o preço do frete ser mais alto do que o imaginado os faz desistir da compra online quando os produtos já estão no carrinho. Aqui podemos ver como o valor do frete influencia muito nas compras online e que, da mesma maneira que o preço do produto deve ser bom, é necessário fazer acordos com transportadoras por condições diferenciadas de frente. 

Para aumentar suas vendas, sempre que possível, procure oferecer uma promoção ou até mesmo o frete grátis para incentivar o consumo.

As promoções nos produtos também são excelentes para conquistar clientes e divulgar sua marca. Procure aproveitar datas especiais como Natal ou Black Friday para aumentar as suas vendas e tornar seu negócio mais conhecido. Consumidores podem acessar a loja por conta de uma promoção e acabar aproveitando a compra para adquirir mais produtos. 

3. Incentive a compra de mais itens através de kits

Para você conseguir realizar ofertas ainda mais atrativas aposte nos kits. Ao juntar vários produtos você agrega mais valor para o consumidor e o incentiva a levar mais itens, o que aumenta o ticket médio do negócio.

Além de gerar valor para o cliente e de aumentar o ticket médio, os kits ajudam na menor percepção de valor de frete e na gestão de estoque. Ao levar mais itens o consumidor acaba aproveitando o mesmo valor da entrega, além disso você pode incluir promocionalmente nos combos produtos do seu estoque que estão com pouca saída para incentivar a venda. 

Uma boa estratégia é combinar um produto com grande saída com outro que está parado no estoque para montar o kit, assim um item acaba puxando o outro.

4. Tenha uma boa reputação: atue no pós-venda e no bom relacionamento com seus clientes

Uma venda online não termina quando o cliente recebe a mercadoria, é fundamental realizar o acompanhamento pós-venda. A atenção individual é um fator que aproxima o cliente, pois ele acaba se sentindo importante e mais próximo do seu negócio, por isso é fundamental que eventuais problemas sejam resolvidas com agilidade.

Uma boa construção da reputação da marca está diretamente ligada ao pós-venda eficiente. Fidelize seus clientes tirando eventuais dúvidas ou fazendo trocas e devoluções com velocidade.

Método Disney de atendimento: dicas de como encantar seus clientes

Redes sociais ou sites como Reclame Aqui são utilizados pelos consumidores antes mesmo de entrar em contato direto com a loja. Utilize perfis, como um canal de atendimento, não apenas para atender às reclamações, mas também para interagir com elogios. Use isso a seu favor para mostrar aos seus consumidores que você se importa com eles.

Ao ser valorizado, o cliente cria uma identificação com a empresa e acaba compartilhando sua experiência com outras pessoas. O marketing boca a boca, é uma das melhores formas de divulgação de sua empresa, pois tem custo baixo e pode escalar muito hoje através das redes sociais. Por isso, um pós-venda eficiente é fundamental.

5. Utilize um ERP para facilitar a implementação de todas as dicas acima

Neste artigo demos quatro dicas para ajudar a aumentar suas vendas em uma loja virtual. Pode parecer complicado para quem está começando, mas a quinta recomendação é a mais importante e vai ajudar na implementação das demais.

Utilize um sistema ERP para ganhar mais agilidade e facilitar a gestão do seu negócio. Com o uso dessa solução você centraliza atividades e organiza a sua rotina e da sua equipe. 

Muitas empresas ainda utilizam dezenas de planilhas para organização do negócio por achar que um software é muito caro ou de difícil implementação, porém, isso não é verdade. Existem diversas empresas de ERP com planos a um preço acessível e sem cobrança de taxa de implementação.

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O ERP facilita sua vida do começo ao fim da jornada. Desde o cadastro de produtos e criação de anúncios em diversos canais de venda, passando pela recepção dos pedidos de clientes em apenas um lugar, emissão de notas fiscais em massa, envio de pedidos aos clientes, atualização automática de estoques e diversas outras funções.

Por possuir tantas funções, o sistema ERP irá melhorar a organização do seu negócio, diminuindo o tempo gasto nos processos burocráticos do dia a dia e consequentemente ajudando na tomada de decisões. 

E como o ERP pode ajudar na execução das outras dicas citadas neste artigo?

Uma das principais funções do ERP é a integração com múltiplos canais de venda, o que possibilita ter vários canais de venda ao mesmo tempo e uma gestão unificada. O trabalho que poderia gerar vender em múltiplos canais é resumido ao fazer a gestão de todas essas frentes em um único sistema. 

Entre as integrações de um ERP estão as empresas de logística. É possível visualizar as tabelas de frete e trabalhar com maior eficiência. Além disso, em se tratando de promoções, alguns ERP’s, como o Tiny, têm um módulo para simplificar o lançamento e gestão das suas campanhas promocionais. Indique o preço dos seus produtos e defina as datas de início e fim das campanhas. O ERP se encarrega de colocar suas promoções nos canais de venda e finalizá-las na data da sua escolha.

Ao vender kits, pode ser bem complicado realizar a gestão do estoque na empresa, porém, alguns ERP’s possuem um painel de Kits que facilitam e muito esse processo. Venda kits sem se preocupar com furos no seu estoque e emissões de notas fiscais.

Ao utilizar um sistema ERP você diminui consideravelmente os erros no seu processo. Como todo o processo é unificado e realizado em uma única ferramenta, problemas vão ser cada vez menos frequentes e, consequentemente, as reclamações vão diminuir, fazendo com que o pós-venda gere menos preocupações e a reputação de sua loja aumente.

Com tantas funções, é preciso considerar todas as variáveis e funcionalidades ao escolher o melhor sistema de ERP para a sua gestão.

Deu para notar que um ERP é fundamental para o crescimento do seu negócio! Então, bora testar? Se você não possui um ERP aproveite que Tiny oferece 30 dias grátis + 5 meses com 50% de desconto para você!

Esse conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas do Tiny, solução para gerir e facilitar a operação do seu negócio.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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