5 Dicas para atender bem o cliente e gerar mais vendas no seu e-commerce
Quem nunca foi mal atendido e jurou que nunca mais compraria naquele local, que atire a primeira pedra!
De acordo com uma pesquisa realizada em setembro de 2021 pela empresa Freshworks, 76% dos clientes que tiveram problemas de atendimento informaram que pararam de consumir nesses locais.
E essa avaliação também serve para as compras online, como demonstram os portais de reclamação de clientes.
Melhorar a qualidade nos atendimentos virtuais poderia reduzir boa parte dos conflitos entre vendedores e compradores.
A importância de atender bem o cliente
O cliente necessita estar satisfeito em toda a jornada de compra. Sua experiência deve ser boa o suficiente para que ele retorne a comprar no seu e-commerce, faça avaliações positivas e indique seu negócio.
Sentir-se inseguro ou indeciso no momento de passar o cartão podem ser sinais de que o cliente não está sendo bem atendido.
É preciso entender que nas lojas virtuais os atendimentos estão baseados em: informações claras, simples e de fácil acesso; produtos com boa descrição; locais para tirar dúvidas como FAQs e chats virtuais; informações pós-vendas; entre outros pontos.
5 dicas para um bom atendimento no e-commerce
A seguir, 5 dicas que farão seu negócio ser reconhecido pelo bom atendimento:
Entenda que o cliente é o seu principal ativo
Muitas empresas erram ao não entender para quem estão vendendo. Saber quem é o seu cliente ideal pode facilitar a sua venda. Conhecê-lo permite adaptar soluções específicas visando oferecer uma boa experiência de compra.
Tenha uma plataforma de qualidade
Ter uma loja virtual fácil de navegar, simples, clara e objetiva ajudará muito a experiência do usuário. A interface do site precisa ser agradável e coerente com os produtos vendidos e o tipo de cliente desejado. Sites que não travam ou demoram para abrir costumam ser bem avaliados.
Utilize boas fotos e descrições
Como o cliente não tem acesso físico ao produto vendido online, ter uma foto de qualidade e fidedigna é essencial. Inserir o máximo de informações e descrever corretamente suas funções também são importantes. Minimizam as chances de devolução e trocas de produtos.
Tenha um bom pós-vendas
Uma fração dos produtos vendidos serão trocados ou devolvidos. Imprevistos acontecem. Ter um sistema de pós-vendas rápido e eficiente pode elevar a confiança do cliente, deixando-o seguro para realizar novos negócios no seu e-commerce.
Tenha diversos canais de atendimentos
Alguma dúvida poderá surgir no momento da compra e você deve estar preparado para responder. Telefone, FAQ’s, WhatsApp, redes sociais e atendimentos automatizados são algumas das formas para atender bem.
Aqui na DBMK temos soluções para o seu negócio online. Trabalhamos com chatbot, VOIP e outras tecnologias que irão melhorar o seu atendimento.
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