Quem tem um pequeno negócio e busca torná-lo mais profissional pode sentir dificuldades neste processo – então o primeiro passo é ter em mente que o objetivo final de um empreendedor não é apenas ser dono do seu próprio negócio – e sim fazê-lo crescer.
Se você pretende profissionalizar mais a sua empresa, o artigo de hoje é feito sob medida aos seus interesses, por isso continue lendo e confira todas as nossas dicas para alavancar seu negócio.
Tornar-se dono do próprio negócio pode ser o sonho de muitas pessoas, mas quem é empreendedor já sabe que este não deve ser o objetivo final, pelo contrário! Após este passo, há muito chão pela frente!
Após abrir a sua empresa faz-se necessário criar estratégias para como geri-la com vista a garantir resultados positivos e crescentes – sempre voltados para o futuro – e a este processo chamamos “profissionalizar um negócio”.
Ter esse tipo de preocupação em seu negócio, ajuda a prolongar sua continuidade no mercado, e estimula seu crescimento de forma geral.
Confira nos próximos tópicos 15 dicas cuidadosamente escolhidas para tornar seu negócio cada vez mais profissional e próspero.
Este é o primeiro passo para que você possa profissionalizar seu negócio: ter diretrizes organizacionais bem definidas. Isso é absolutamente imprescindível.
Essas diretrizes serão a base de qualquer tomada de decisões na sua empresa, oferecendo um norte para a realização de ações futuras.
As diretrizes organizacionais são os valores nos quais sua organização acredita e trabalha em prol, e esses conceitos devem ser elaborados em conjunto por todas as pessoas com poder de decisão no negócio. Falaremos dele a seguir.
Faça uma lista dos valores que a sua empresa tem, como, por exemplo:
Os consumidores costumam comprar produtos ou serviços das empresas com as quais sentem um compartilhamento de valores. Então seu negócio precisa demonstrar empatia com as necessidades do cliente, colocando-se no lugar dele – só assim você entenderá melhor como ele é o que ele necessita.
Qualquer empresa, independentemente do tamanho que possua ou segmento de atuação, precisa possuir um planejamento estratégico bem definido, onde devem constar os planos de ação de cada área da empresa por um período mínimo de um ano.
Para criar estes planos de ação do planejamento estratégico do seu negócio recomendamos que utilize a metodologia conhecida por análise SWOT.
Indicamos este método pois ele faz um levantamento amplo de informações elencando pontos fortes e pontos fracos do seu negócio, além de as ameaças que porventura possam surgir e também oportunidades à vista.
O cliente precisa ser o personagem principal de qualquer negócio, então prestar um atendimento de excelência ao seu público torna-se fundamental para que sua empresa desenvolva uma imagem profissionalismo pelas pessoas.
Mas para que isso ocorra os colaboradores da sua empresa precisam ter treinamentos periódicos, sentirem-se sempre motivados e bem preparados para atender os clientes que buscarem seus produtos ou serviços.
Este é um dos mais importantes, a abertura do CNPJ do seu negócio, que é algo simples e que confere mais profissionalismo para seu negócio.
Visando um estímulo ao empreendedorismo o Brasil desburocratizou esse processo, quando o Governo Federal criou a categoria Microempreendedor Individual (MEI) para profissionais autônomos que possuam faturamento de até R $81 mil por ano.
O processo é bem simples e rápido, feito diretamente pelo Portal do Empreendedor, onde é feito seu cadastro de forma gratuita – e em poucos cliques você consegue abrir sua empresa.
Aí, com a empresa devidamente aberta, você precisará pagar mensalmente o DAS, uma contribuição mensal acessível e de valor fixo – aí você se programa e não é surpreendido com cobranças abusivas e inesperadas.
Ao contar com um CNPJ, você passa a ser pessoa jurídica – o que lhe confere benefícios:
Após ter o CNPJ, separar as contas pessoais das finanças do negócio é o passo seguinte – já que será possível abrir uma conta bancária exclusiva para administração do seu empreendimento.
Este movimento é essencial para a profissionalização do seu negócio e confere ganhos muito significativos ao seu negócio.
Aqui é necessário estudar e aprender os conceitos de:
Todos muito importantes para manter seu financeiro em ordem e conferir mais profissionalismo nas ações do seu negócio.
Invista em estratégias que coloquem o cliente no lugar de destaque que este merece, afinal, ele optou pelo seu negócio e não pela concorrência!
Pequenas ações como:
Estão se tornando pontos essenciais que conquistam o cliente e passam um ar muito mais profissional.
Especialmente se for o primeiro contato com seu negócio! Talvez você encante seu consumidor com esses pequenos gestos e aquele cliente que chegou possa voltar a comprar com você.
A primeira impressão é a que fica!
além do que falamos acima, para agradar seu cliente e conquistar o coração dele é fundamental conhecê-lo:
E muitas outras informações que podem ajudar a conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que você já possui, pois este é um dos caminhos obrigatórios para profissionalizar o seu negócio.
Invista em ações simples mas que façam o engajamento das pessoas, como: “responda a nossa pesquisa e ganhe um cupom de desconto” – algo simples e de investimento baixo,mas que agrega um valioso conteúdo para pensar nas estratégias de marketing.
Num mundo digital, ficar invisível pode ser muito prejudicial ao seu negócio e prejudicar a imagem de profissionalismo.
Atualmente as empresas estão em constante disputa pela atenção das pessoas nas mídias e portanto, investir em estratégias de marketing – orgânicas e pagas – ajuda a trazer novos clientes para o seu negócio e fortalece sua marca tornando-a reconhecida pelos consumidores como uma empresa profissional.
Ao conhecer seu público alvo você consegue elaborar estratégias para atingi-lo com mais efetividade.
As modalidades de investimento para marketing são bastante diversificadas – desde as mídias tradicionais (rádio, jornais e revistas impressas) até os canais mais modernos (mídias sociais, buscadores de web e marketing de conteúdo).
A logomarca é a identidade do seu negócio. Então ao criá-la pense primeiro:
Todos estes são pontos a considerar antes de elaborar sua logo, então busque referências para idealizar como sua marca deveria ser, veja logomarcas que lhe agradam e crie uma lista de atributos e detalhes que pretende incluir no projeto.
E aqui vai um alerta! Nada de pedir para o parente ou amigo que começou agora a faculdade de Design, pois as chances de dar errado são enormes – aquele conhecido “o barato sai caro”.
O Design da sua logo é um investimento que traz retorno quando bem pensado.
Assim como ter um logo bem feita confere um caráter profissional para seu negócio, um site bem feito confere o mesmo atributo.
Cerca de 90% dos negócios rolam na internet, então sua empresa precisa marcar presença no meio on-line.
Você pode começar montando uma lista dos itens que não poderiam faltar na sua página e também buscar ideias em sites em que você costuma comprar e pegue referências de organização, informações e produtos.
Tenha um site de fácil uso, intuitivo e que seja ágil, nada de tempo para carregar. Você pode contratar um designer para desenvolver sua página ou optar por serviços on-line que oferecem modelos semi-prontos de sites e e-commerces.
Aqui partimos do mesmo preceito da página. Ter um email exclusivo para comunicados do seu negócio dá um ar de profissionalismo e organização.
Este é o melhor meio do consumidor encontrar uma maneira de conversar com você, saber tudo sobre seu negócio e esclarecer dúvidas.
Caso ainda não seja possível arcar com o custo de um domínio e e-mail personalizados, opte por criar uma conta gratuita com o nome da sua empresa e evite nomes difíceis, escolha aqueles básicos que representem seu negócio ou o propósito do contato.
Todo tipo de negócio possui períodos de sazonalidade – onde ocorrem altas e baixas no ritmo de vendas.
Você já conhece a sazonalidade do seu mercado de atuação? Se a resposta for negativa é hora de correr atrás do tempo perdido e entender a fundo quais são os períodos onde as vendas aumentam e principalmente onde elas diminuem a fim de se preparar.
Nas vacas gordas – o ideal é manter uma reserva para quando as vacas magras chegarem, pois é um erro comum de muitos empreendedores buscar uma saída para os problemas quando eles já estão acontecendo.
Manter um negócio bem estruturado envolve planejamento prévio, é estar sempre um passo à frente para que na dificuldade as soluções estejam sob fácil acesso.
Numa sociedade digital, soluções analógicas já perderam quase todo seu espaço – pois a tecnologia é um apoio gigante para o empreendedor.
Busque soluções que otimizem a rotina do seu negócio, pois além de facilitar o cotidiano de atividades, isso aumenta a visão de profissionalismo acerca do seu negócio.
Já existem tecnologias simples e acessíveis, mas antes de optar por uma ou outra é preciso identificar quais os pontos que precisam de apoio e melhoria – respondendo algumas perguntas:
Faça essa e outras perguntas e analise as opções tecnológicas que podem auxiliar e facilitar na melhora destes processos.
Complementando o item acima, nossa última dica é ter o apoio de um sistema ERP, que funciona integrando áreas importantes de atuação para que seu negócio tenha maior assertividade nas ações.
Em relação às atividades e processos, de uma empresa o ERP possibilita ao seu negócio vantagens como:
Como o ERP é um sistema de gestão que ajuda as empresas no seu controle diário, ele também atua prevenindo desequilíbrios e erros nos processos internos, deixando seu cliente satisfeito e seu negócio pautado em profissionalismo.
A maioria dos pequenos negócios começam de maneira informal e com o tempo vão ampliando as operações e crescendo, necessitando de profissionalização em diversas áreas para melhorar os processos.
É aqui que o ERP entra, propiciando uma gestão mais integrada, eficiente e … profissional do seu negócio!
Agora que você já aprendeu o passo a passo para profissionalizar sua empresa, que tal investir em melhorias que podem alavancar seu rendimento? E o melhor, sem desembolsar nada por 120 dias.
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